sábado, 1 de setembro de 2012

OBJETIVOS E METODOLOGIA


OBJETIVOS DA ESCOLA:

             Como instituição organizada, consciente de nossos deveres para com nossos alunos e com a sociedade como um todo, nos  propomos a contribuir para formar um homem íntegro, consciente, aberto a mudanças, com discernimento e senso crítico. Sabemos que o homem é capaz de conquistar seu espaço, sendo um transformador de si mesmo e da sociedade em que vive, sem deixar de ser solidário com seu semelhante.
             A sociedade da qual fazemos parte é cada vez mais competitiva e complexa.
              Para conquistar esforços é preciso ser criativo e como instituição organizada, consciente de nossos deveres para com os alunos e com a sociedade como um todo, contribuímos no desenvolvimento da criatividade, estimulando a curiosidade, facilitando a expressão de idéias e a manifestação de percepções.
              Nos propomos a formar um cidadão transformador de si mesmo e da sociedade em que vive, sem deixar de ser solidário com seu semelhante. Somos uma escola democrática, crítica e participativa, onde as atividades que desenvolvemos permitem vivenciar valores e desenvolver aptidões, responsabilidades e honestidade.
  

              Objetivos da Educação Infantil:

             A Educação Infantil propõe-se a promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social , de forma lúdica, complementando a ação da família e da Comunidade.



         Objetivos da Educação Fundamental:
         Promover o processo de alfabetização dos alunos desenvolvendo habilidades que propiciem um amplo conhecimento ao longo da vida escolar dos alunos.
         A formação básica do cidadão desenvolvendo a capacidade de aprendizagem do aluno, possibilitando a livre expressão, clareza do pensamento, aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
          A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade para que o aluno possa inserir-se de forma participativa na comunidade em que vive.
          Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito;
           Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
           Conhecer características fundamentais do Brasil das dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
           Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
            Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
            Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança  na busca e no exercício da cidadania.
            Utilizar as diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
             Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos.

             Objetivos do Ensino Médio:

           Aprofundar e consolidar os  conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental.
            Oferecer  Preparação Básica para o Trabalho e para a cidadania dando ao educando condições de adaptar-se a novas situações de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
            Aprimorar as habilidades do  educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
 Compreender os fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
  

Metodologia:

        Na Educação Infantil a ação pedagógica fundamenta-se nos modos  de desenvolvimento e construção do conhecimento da criança, enquanto cidadã, oportunizando-lhe experiências enriquecidas e significativas, organizando um ambiente aconchegante e desafiador, que propicie a exploração da curiosidade infantil, incentivando a ampliação das potencialidades físicas, sócio-afetivas, intelectuais e éticas,  possibilitando-lhe o desenvolvimento do senso crítico e de progressiva autonomia.
        Nas primeiras séries do Ensino Fundamental o processo de aprendizagem será desenvolvido de forma lúdica, respeitando a faixa etária das crianças, sua unicidade e sua lógica.
       O ambiente alfabetizador das séries iniciais  propicia : espaços, brinquedos e materiais pedagógicos compatíveis com o desenvolvimento da criança.
        A metodologia a ser trabalhada, nas diferentes áreas do conhecimento, está embasada na interação entre aluno e objeto do conhecimento, mediado pela intervenção pedagógica do professor e didática, oportunizando a aprendizagem significativa, visando o desenvolvimento das competências intelectuais e éticas necessárias à formação do ser humano apto a interagir na sociedade de seu tempo e capaz de interferir na realidade sócio-econômica-cultural.
            Leva em conta a complexificação progressiva dos conhecimentos e os diferentes níveis de desenvolvimento do aluno, abrangendo situações de aprendizagem que atendam aos compromissos científico e filosófico da escola, SABER, SABER FAZER, SABER SER, valorizando os conhecimentos prévios, a cultura da comunidade e propiciando uma educação interdisciplinar e tendo como meta o “ APRENDER a APRENDER “.
             No Ensino Médio a ação pedagógica pressupõe a integração das disciplinas num mesmo esforço, através do exercício e dos princípios da identidade, autonomia, interdisciplinaridade e contextualização, adotados como  estruturadores dos currículos desse nível de ensino.   
              A organização curricular contempla a ampla diversificação dos tipos de estudos disponíveis, que estimulam a partir de uma base comum, a reconstrução do conhecimento e mobilizam o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores, ficando opções de acordo com as características dos alunos.